FIXAÇÃO MENTAL ou MONOIDEÍSMO


O que é Monoideísmo?

Trata-se da centralização da atenção em uma única idéia ou pensamento, causada por desequilíbrio psíquico, às vezes combinada com obsessão, própria tanto de encarnados como de desencarnados. Termo utilizado pelo espírito André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos.

Tipos de Monoideísmo:

1-Monoideísmo Espontâneo
               
O espírito encarnado ou desencarnado, localiza seus pensamentos na esfera dos sentimentos improducentes como a dor, o remorso, o orgulho e o ódio, de modo a situar toda sua atenção em uma idéia fixa. Tal procedimento, resulta do livre arbítrio, reduz o padrão vibratório do individuo, favorecendo o intercâmbio de idéias semelhantes e dificultando ação benéfica de espíritos que queiram auxiliar. Dependendo da duração, predisposição ou intensidade, pode ocasionar o monoideísmo compulsório.
               
2-Monoideísmo Compulsório
               
A entidade encarnada ou desencarnada passa obrigatoriamente a contemplar, dentre suas possibilidades sensoriais, as cenas, sons e percepções relacionadas com os atos indevidos que tenha procedido, contrariando as leis da natureza, pelo tempo equivalente aquele gasto nos atos cometidos. Existem diversos relatos de espíritos que permaneceram séculos isolados do mundo exterior, escravizados a um tipo de pensamento ou idéia, só conseguindo se libertar pela benção da reencarnação, igualmente compulsória, com o auxílio de expiação renovadora.

REVISTA ESPÍRITA
ALLAN KARDEC, Ano V, N° 21
Ivan René Franzolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário